Recarei e o Sacerdócio (2010)

A obra "Recarei e o Sacerdócio" constitui-se, fundamentalmente, como um trabalho de pendor biográfico/historiográfico sobre os sacerdotes naturais da freguesia de Recarei, Paredes, e também sobre os párocos, coadjutores, ‘colados’ ou ‘encomendados’ que por lá passaram no exercício das suas funções pastorais.

Este livro faz também referência aos bispos que, por vivência pessoal ou no âmbito do seu ministério eclesiástico, ficaram de alguma forma associados à História da localidade. São também evocados os sacerdotes que escreveram sobre esta freguesia, ou que de alguma maneira se relacionaram com o povo recaredense. Perfeitamente enquadrada na passagem do ano pastoral que a Igreja decidiu consagrar ao sacerdócio – Annus Sacerdotalis –, a Paróquia de Recarei na pessoa do seu actual pároco, Pe. Pedro Sérgio Gomes da Silva, decidiu acolher e apoiar esta iniciativa proposta pelos autores.

Vem, assim, a público o resultado de um conjunto de pesquisas exclusivamente direccionadas para a vida e para a obra social, comunitária, pastoral e missionária das personalidades retratadas, o que não pode deixar de ser encarado como um contributo para a preservação da memória histórica colectiva desta freguesia e paróquia.

O prefácio é de D. Manuel Clemente, bispo do Porto e Prémio Pessoa 2009, e o posfácio de Pe. Pedro Silva, actual pároco de Recarei. Contém ainda um texto introdutório sobre o Ano Sacerdotal da autoria do Prof. André Coelho. Esta 1ª edição tem 115 páginas e foi impressa na gráfica ITC (Porto). O preço é de 10 € (dez euros) e o lucro reverte integralmente a favor das obras de construção do Lar de Idosos, Creche e Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Recarei.

Visite também o blogue http://recareieosacerdocio.wordpress.com/